domingo, 30 de dezembro de 2012

Resenha: Barbolandia – A fuga do herdeiro (Bruno Melo)


O que eu queria era viver minha vida como se ela não estivesse pronta. É difícil de explicar-lhes agora, mas é isso.”
A narrativa de A fuga do herdeiro tem uma prosa bem parecida com a de autores infantis conhecidos: Philip Ardagh e Lemony Snicket. Apesar do autor não abusar do narrador para conversar com o leitor.
                A quebra da harmonia se dá pela fuga do jovem Ryan Day de sua vida fútil com a Dinastia Day – sua família riquíssima-, daí em diante é perseguido por mendigos, encontra piratas, é aterrorizado por uma gangue e até mesmo por um tornado.
                O livro podia muito se passar no Brasil, tendo a acreditar que os autores nacionais deveriam valorizar um tantinho mais da nossa cultura quando possível, mas não muda em nada o aproveitamento da obra.
                Logo de cara o leitor é avisado que um livro bom não precisa ser curto ou extenso, mas sim interessante, neste volume (o primeiro da série Barbolandia) o fim é corrido e o clímax esperado não acontece, mas ainda estou achando que essa parte estava no meio da obra e eu acabei perdendo.
                80 páginas passam rapidinho e as ilustrações do texto são agradáveis, mesmo assim acredito que um livro só, maior, poderia conter a história completa de Ryan e seus amigos aventureiros sem desgastes ao longo da leitura.
                Ainda em tempo queria parabenizar o autor, que é jovem e abriu a Barbo House (editora) para poder divulgar a obra, não é fácil escrever no Brasil e muito menos entrar no mercado editorial.

Nenhum comentário: