domingo, 15 de agosto de 2010

Jane Austen - A Vampira


O ano é 2008, a famosa escritora inglesa Jane Austen vive sob o nome de Jane Fairfax cuidando de sua livraria em uma pequena cidade dos Estados Unidos. A coisa que mais a angustia é ver as mais estranhas adaptações de sua obra, sem que com isso possa ter direito a centavo algum.

No século XVIII foi transformada pelo poeta Lord Byron em uma vampira, e antes disso escreveu em nome de seu amor por ele um livro intitulado Constance. Livro esse que vem tentando publicar desde então.

Quando enfim consegue achar uma editora que se propõem em lançar seu livro a - suposta - falecida Charlotte Bronte surge do nada tomando para si a autoria de 'Constance'.

Os vampiros desta obra não são afetados pelo sol, mas sim pela sede de sangue. Não possuem poderes extraordinários além de enfeitiçar a vítima de sua mordida.

A trama é recheada de indicações para pessoas com um mínimo de cultura, não que uma pessoa que não tenha lido Orgulho e Preconceito saia prejudicada, só não irá aproveitar tudo que é apontado pelo autor.

O puritanismo que inundou os vampiros literários não aparece em momento algum e o amor não é o foco principal da história. As mais variadas formas de amor como bissexualismo e homossexualismo são tratados com uma normalidade agradável.

Momentos hilários surgem com a própria Jane Austen fugindo de vendedores em uma loja de roupas ou uma guerra com arremessos de livros.

Todos os capítulos são abertos por um trechinho do manuscrito de Jane Fairfax e aos poucos toma vida própria. Podemos acompanhar a esperta Constance, aspirante a escritora dividida pelo amor de Charles e Jonathan. Assim como Jane dividida entre Byron e Walter e a segurança de sua amiga Lucy.

O resultado foi vampiros muito mais interessantes do que os bonzinhos ou animalescos e que talvez tiveram um único intuito: Reacender a curiosidade sobre as obras de Jane Austen.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alex gostei muito deste post, apesar de nunca ter tido uma oportunidade para ler um dos livros da famosíssima Jane Austen, me interesso muito por seus livros, depois que assisti ao filme "Orgulho e preconceito", huuum fiquei louca para ler o livro, é uma história incrível e principalmente emocionante.
Poderia fazer uma resenha ou um artigo onde você faça de maneira crítica a sua ideia quanto a história do livro? Não sei se você já o leu, mas se for possível o faça.
Agradeço desde já o espaço.
Beijos e sucesso!