sábado, 24 de abril de 2010

Resenha - Imaginários Vol.1


O livro Imaginários Vol.1 organizado por Eric Novello, Saint-Clair Stockler e Tibor Moricz tem o mesmo objetivo da série Paradigmas (citada em outras duas resenhas) , ou seja, trazer ao público contos de Terror, Fantasia e Ficção-científica produzidos por escritores brasileiros.
A capa é linda apesar de não se relacionar com nenhum dos 11 contos presentes no tomo, um ponto negativo.
Os dois melhores contos (para mim :D) foram os das autoras, já conhecidas, Giulia Moon e Martha Argel.
Vamos aos pontos dos contos:


Coleira do amor - Gerson Lodi-Ribeiro

O conto é de ficção-científica. Navega em um futuro onde as pessoas poderão manter um relacionamento emocional com participação da tecnologia. O personagem principal narra os sofrimentos e de lidar com a morte de sua amada Thereza e a paixão pela irmã gêmea da falecida, a sedutora Eduarda.


Eu, a sogra - Giulia Moon

Fantasia urbana. Maura é uma feiticeira que está preparando um encantamento que só pode ser realizado a cada 30 anos. A família está a sua espera em um dos cômodos da casa e a visita inesperada de seu filho com sua nova nora a deixam atordoada. A autora teve um cuidado especial em manter o clima de expectativa até o fim, que é fechado muito bem.


Veio...novamente - Jorge Luiz Calife

Ficção-científica. A história narra os acontecimentos no deserto de Mojave , do momento em que uma nave alienígena cai até sua partida. O problema é que a trama teve uma qualidade descendente do meio do conto em diante, o que estragou tudo.


A Encruzilhada - Ana Lúcia Merege

Fantasia. A Fonte Âmbar é o objeto da busca de Mael, o Mestre das Águias. Ele trabalha para a Escola de Guerra e está tentando melhorar de forma mágica os cavalos dos soldados. A fonte está nas terras de uma família do qual Kieran, um jovem especial é o primogênito. Ótima narrativa.


Por toda a eternidade - Carlos Orsi

Ficção-científica. Um conto curto de intrigas com uma nave, a Ícaro, como centro dos problemas.


TWIST IN MY SOBRIETY - Flávio Medeiros

Ficção-científica. O mundo está em um novo estado depois que uma raça alienígena, os iphrym, trocam a ajuda necessária para restaurar a Terra se puderam estudarem a humanidade. O conto tem uma lado que foca na privacidade dos humanos e a aparente falta de ação dos iphrym quanto aos acidentes comuns. Ótima escolha de cenários e personagens.


Um toque real: Óleo sobre tela - Roberto de Souza Causo

É um drama fantástico. Quem viu o filme baseado na obra de Richard Matheson, Amor Além da Vida vai ver semelhanças com esta história. As descrições são bem profundas e os leitores mais atentos aos detalhes conseguirão com facilidade imaginar-se dentro de um quadro.


Alma - Osíris Reis

Alma é uma cientista que estuda sonhos e tem a filha sequestrada por uma raça extra-terrestre. Achei o conto longo demais, um pouco mais compacto seria mais agradável...


Contingência, ou Tô pouco ligando - Martha Argel

A autora fez uma brincadeira com o a Teoria do Caos - quem nunca ouviu falar, please, gloogle it! - e mostra como o simples fato de pisar em uma aranha muda todo o cenário global com facilidade.


Tensão Superficial - Davi M. Gonzales

A história não é de todo crível. Partindo de uma edificação da Idade Média em restauração que não tinha sido fechada para o público... com uma sala misteriosa onde um equipamento deixa cair de um tubo estranhos glóbulos líquidos. É o conto mais fraco da coletânea.


Planeta Incorruptível - Richard Diegues

Em um futuro não muito distante nós seremos aniquilados pelo Apocalipse, depois de nós os invasores alienígenas vão ter dúvidas sobre Deus e as forças misteriosas que rondam a Terra . Conseguiu lidar bem com o tema religião/aliens e manteve o ritmo do começo ao fim. O melhor conto do autor que já li.
Negrito

Imaginários Vol.1
Org. Tibor Moricz, Saint-Clair Stockler e Eric Novello
Editora Draco
128 páginas
Compre o livro aqui!

2 comentários:

Matheus A. Quinan disse...

Gostei muito da resenha!
Esse é um livro que vou coprar quando conseguir de volta minha liberdade financeira. Ele e o do Jim estão no início da lista.
Agora, aconselho a dar mais uma revisada. Vi alguns erros gramaticais: Um punhado de problemas com pontuação e uns dois ou três erros de concordância.
Mas é só revisar.
Fora isso, resenha muito boa. Parabéns!
Abraço!

Alex Bastos disse...

Amanhã eu faço a correção, sem ânimo hoje...