sábado, 6 de março de 2010

Resenha: Paradigmas 1


Abra as portas. Quebre os paradigmas!

Que convite absolutamente charmoso para iniciar um livro repleto de contos com os estilos mais apreciados pelo meu cérebro nerd.O livro é da Tarja Editorial, organizado por Richard Diegues. Vamos aos comentários conto-a-conto:


MAINI-IN Express > Richard Diegues

Bem melhor do que o conto do quarto volume, que se passa no mesmo universo que este, teve um forte apelo de tecnologias envolvidas em uma futura empresa de entregas em que os “carteiros” são os peões em um jogo de guerra entre países da América do Sul.


Vento, Seu Folêgo. O Mundo, Seu Coração > Jacques Barcia

Eu confesso que tive que dar um “gloogle it” antes de ter coragem de comentar este conto. O autor quis trazer para o nosso contexto dois épicos indianos: Mahabharata e Ramayana. Sinceramente, ainda estou digerindo a história. Tem guerra, nomes estranhos e explosões.


Um Forte Desejo > M. D. Amado

Assim como o conto Fogo de Artifício este traz uma forte marca de sexualidade bem adulta. M. D. Amado mostrou que não existem apenas lobisomens nos dias de Lua Cheia.


Mendigo e o Dragão > Bruno Cobbi

Fantasia urbana. Para quem gostou de Tropa de Elite é uma boa, não pra mim.


Una > Roberta Nunes

Melhor conto desta coletânea. Una é uma extraterrestre que tem como missão levar o prazer aos mais diferentes planetas. Até chegar ao Planeta Terra e ter encontrar Ada, o nosso atual Adão.


Aqui Há Monstros > Camila Fernandes

Já conhecia os textos da autora de tempos atrás. A qualidade melhorou muito e a poesia em sua escrita também. Um náufrago em uma ilha que se apaixona por uma antiga criatura conhecida por todos os apaixonados por mitologia grega.


Fogo de Artifício > Eric Novello

O conto apresenta-nos o alter-ego do autor (espero não estar errado). O mago investigador do BEAST – Batalhão Especial de Assuntos Sobrenaturais -, Ícaro que trabalha em um caso de assassinatos cometidos pelos personagens de Alice no País das Maravilhas.

O conto nos introduz na “Torre Negra” do mundo de Novello, o bar Néon Azul, que é também o título do seu próximo romance que será lançado pela Editora Draco.


Sinfonia para Narciso > Cristina Lasaitis

Já tinha ouvido falar muito desta escritora, o prazer foi meu! Bem escrito e bem trabalhado, o problema fui eu atrás do livro, que não sou apaixonado por psicologia. Mas a história de Alberto e seu amor próprio é uma poesia para ser revisitada.


A Lenda do Homem de Palha > Leonardo Pezzella Vieira

O conto é bom. Às vezes eu até prefiro que os humanos se dêem mal em algumas histórias. Essa é uma delas, sobre um espantalho e um grupo de meninos idiotas.


A Teoria na Prática > Romeu Martins

Achei que puxou muito o saco do pessoal Terroristas da Conspiração. O conto poderia ter englobado temas melhores e mais interessantes...


O Combate > Maria Helena Bandeira

Esse conto merece aplausos, me enganou bonitinho. Pensei que era uma sociedade nos moldes gregos, pura ilusão.


O Templo do Amor > Ana Cristina Rodrigues

Ao embalo da música Temple of Love, a autora de Anacrônicas, escreveu um belo conto onde luxúria e morte divide uma fina linha.


Madalena > Osíris Reis

Madalena é uma jovem. O padre é um pedófilo. Ela é assombrada por uma criatura feroz. Ele pelos próprios desejos, sem vergonha. O conto aos poucos vai tornando-se angustiante.

5 comentários:

Leandro Reis disse...

arabéns pela resenha, você tem opiniões bem consistentes. Continue assim e mande ver neste blog para ele crescer mais.
No caminho certo você está. :)

Juliano Schiavo disse...

Conciso e prático. Parabéns pelas resenhas
=)

Anônimo disse...

O prazer é meu, Alex!

Bruno Cobbi disse...

Além de Tropa de Elite, eu incluiria outras referências como Resident Evil e Sin City, mas eu sou o pai da criança e aí não vale! :)

Pena que você não gostou desse, mas te convido pra dar uma passada lá no meu blog, o Aprendiz de Escritor e ver se encontra alguma coisa mais bacana!

The Sloth disse...

Suas críticas são boas cara!, É isso aí, deu pra me interessar em procurar o livro.