terça-feira, 2 de agosto de 2011

Visão do Além - Charlaine Harris


Charlaine Harris é indubitavelmente uma das minhas autoras favoritas e parece ser uma das menos reconhecidas pelas editoras brasileiras. São elas Benvirá e Lua de Papel – Selo de Leya -, respectivamente responsáveis por ‘As Crônicas de Sookie Stackhouse’ e ‘Harper Connelly Mysteries’. A primeira consegue produzir as capas mais horríveis que se têm notícias para uma série de fantasia urbana e a segunda desapareceu com travessões dos diálogos, não justificou o texto e deixou a revisão final do livro a ver navios já que mãe é mão, atrás é arás e cabelos são cabeços.

Todos sabem que nada são rosas no Brasil editorial, então vamos conhecer um pouco da trama, já que passamos pelo drama e sobrevivemos.

O romance escrito em 2005 traz consigo a marca registrada de Charlaine Harris: Cidade pequena, toque sobrenatural, serial killers e personagens femininas fortes (que sempre narram o sucesso de pintar bem as unhas dos pés!). E o vilarejo da vez é a pequena Sarne, Arkansas.

O que seria apenas mais um trabalho para Harper e seu meio-irmão Tolliver mostra-se um desafio, talvez, mortal. Não que a Senhorita Connelly não entenda de morte, afinal, esse é o seu trabalho. Aos quinze anos ela fora atingida por um raio que lhe deu um dom: Descobrir onde estão os restos mortais de pessoas desaparecidas e reviver os últimos minutos de vida do cadáver.

Como em todo bom livro de suspense que se preze as mortes não são o que originalmente se imaginavam e é isso que abre a caixinha de Pandora nas mãos da protagonista e do seu fiel escudeiros de pele marcada pelas acnes.

De maneira geral a dupla funciona bem, já que Harper tem ataques fóbicos a cada tempestade - algo que me lembrou Marley - e não consegue ser muito delicada com os seus contratantes. Os meios-irmãos são realistas e tem um passado marcado por pais alcoólatras e esquecimento afetivo, o que faz de Harper uma personagem mais complexa do que se espera de início.

O livro foi uma ótima oportunidade para Charlaine, cristã confessa, trabalhar com alguns conceitos e visões da Igreja e o tratamento ignorante com que alguns fiéis tratam pessoas diferentes.

Afinal, Harper já teve o carro apedrejado, foi ameaçada de morte, sofreu tentativas de assassinato e é geralmente humilhada em público. Quem nunca ouviu um amigo gay ou praticante de Umbanda contar que já passou por algo do gênero? Esse é também um fator subentendido tanto aqui quanto na saga de maior sucesso da autora.

A obra não é extensa, nem cansativa. Um bom passatempo pra tardes chuvosas. Este livro acaba de virar uma HQ, lançada em Junho pela Dinamite.

Os próximos títulos a serem lançados nesta série são Surpresa do Além, Um Frio doAlém e O Segredo do Além. (Com mais cuidado por parte da editora, espero!)